MONTE SUA LOJA
Monte a sua loja
Além de serem um item necessário a apresentação pessoal, as roupas possuem diferentes atrativos, tais como moda, reverência de estilos, estações climáticas, criatividade e variedades de produtos. Esse conjunto torna rentável montar uma loja de roupas. Por estas e outras referências, lojas, magazines e boutiques vêm se consolidando cada vez mais na economia do mercado varejista e gerando casos de sucesso empreendedor.
Perfil do lojista
Você se vê dinâmico e sempre desperta o interesse por variações e tendências da moda, visto que ainda possui um bom dinheiro para INVESTIR em um negócio? Se sua resposta foi sim, o primeiro passo já foi dado que é o seu “interesse e envolvimento” estes servirão como engrenagem as demais ações. Além disso é importante você conhecer o seu perfil empresarial.
Agora dê o próximo passo, vá à busca do seu posicionamento de referência no mercado lojista, para isto se alie a um bom plano de negócios e planejamento de gestão. Este artigo traz alguns detalhes de um bom planejamento. Caso você não tenha experiência e precise de um material para lhe ajudar, visite o SEBRAE de sua cidade.
Primeiras diretrizes:
Para consolidar sua idéias, antes de avaliar o mercado de concorrência, você pode levantar dados necessários do seu ponto lojista, como; O local é de fácil acesso? Há boa urbanização? Há segurança? Há movimentação de público? Existem outros lojistas no bairro?
Caso existam outros lojistas no bairro, avalie a concorrência; Procure excelência nos serviços, qualidade dos produtos ofertados, estrutura da loja, decoração, plano de relacionamento com os clientes, promoção, brindes e entre outras.
Com o resultado da pesquisa de concorrência em mãos, localize as falhas e diante destas, estruture ações que sua loja de roupas poderá suprir a carência da clientela.
Antes de começar a criar ações para o plano de serviços diferenciados da sua loja de roupas, levante dados da clientela como, poder aquisitivo se classe A, B ou C, só depois escolha o segmento lojista que mais convém ao seu público alvo.
O segmento lojista de roupas varia: lojas de roupas femininas, infantis e masculinas; lojas onde são oferecidas roupas e acessórios de marcas variadas (cabe a uma classe B em diante) Boutique com roupas de marcas exclusivas (cabe a uma classe A), lojas esportivas (cabe a bairros que possuam várias academias ou estrutura urbana que permita acesso a prática de atividades esportivas), lojas de moda íntima, dentre outros que cabem a sua atenção como empreendedor.
Escolhido o segmento lojista adequado, comece a criar seu plano de serviços diferenciados:
No seu plano de serviços diferenciados para montar a loja de roupas deve ser considerado:
Estrutura com áreas adequadas para; vendas – espaço de exposição do produto, caixa, empacotamento e entrega. Área de Estoque, escritório, vestiário e banheiro.
Decoração da loja de roupas desde móveis, pintura, iluminação, revestimento, tudo que influa uma comunicação visual adequada ao objetivo da sua loja.
Recrute pessoal qualificado – procure neles habilidades como, capacidade de identificar o perfil e necessidade do cliente, saber ouvir e atender bem os clientes, paciência, poder de negociação, equilíbrio emocional, presteza e agilidade e entre outras.
Ofereça promoção nas peças a cada final de coleção
A cada coleção nova ofereça brindes da loja no alcance de um valor determinado em compras.
Criação de cadastro de clientes, este chega a ser muito útil, por proporcionar maior conhecimento dos mesmos, em hábitos, gostos e tendências. Fica mais fácil em saber quais novidades agradará a maior parte dos clientes.
Facilidade em formas de pagamento
Seja Ético com seus clientes , conheça seus parâmetros como empresário.
Segurança e higiene do local. E entre outras ações que você achar necessário.
Você já possui análise de concorrência e seu plano de serviços diferenciados, agora cabe levantar o INVESTIMENTO em financeiro.
Aspectos financeiros da loja de roupas
Do financeiro, dar-se o ponto primordial que é passar do papel para idealização do negócio. Neste será necessário, destrinchar todos os custos essenciais como; pessoas, fornecedor, produtos e demais.
Liste alguns materiais que você deverá comprar para a estrutura da loja de roupas que são: Balcão de atendimento, araras, espelhos, provadores, prateleiras e estantes, telefone, fax, computadores, EFC- emissor de CUPOM fiscal, móveis de escritório- cadeira, mesa e arquivo.
Uma dica: Caso você possua concorrência na sua localidade? Não cometa o risco de calcular o preço de venda da mercadoria a partir dos custos e não chegar a um valor competitivo em relação aos concorrentes. Você pode fazer o contrário, comece a partir do preço de vendas praticado na sua concorrência, identifique seus custos e calcule seus lucros. Se o lucro obtido a partir dos preços da concorrência não for satisfatório? Sua loja deverá diminuir os custos.
Este tópico equivale a mais detalhes como, capital de giro mais faturamento, para maiores abrangências, você poderá adquiri-las com um plano de negócios completo.
Planejamento para montar a loja de roupas
Defina sua missão – O que você almeja como referência ao montar sua loja de roupas que desperte interesse da clientela?
Formule objetivos: Com quais ações em serviços ou qualidade, você poderá alcançar sua missão?
Defina os planos para alcance: onde você poderá buscar mobilização para realizar estas ações, desde: pessoas, tecnologia, serviços terceirizados, produtos qualificados e entre outros.
Programe as atividades: dias, horários, prazos e metas
Organização da loja de roupas
Divida o trabalho: direção, gerência, caixa, vendas, estoque, limpeza, segurança e outros se necessário.
Designe as atividades: em horários, metas, dedicação e prazo.
Agrupe as atividades em setores e cargos: assim, você terá uma visão melhor para estruturar os funcionários em escalas e folgas. Válido, para loja que cumpre serviço de shopping ou turístico.
Definir autoridades e responsabilidade: essencial para agilidade e presteza nos serviços.
Direção da loja de roupas
Designar as pessoas: em cargos por qualificação e habilidades.
Coordenar os esforços: Manter seus funcionários integrados e dedicados as suas funções.
Comunicar: Mantenha seus funcionários atualizados com mercado de tendências e perfil da sua empresa. É importante eles terem a exatidão do seguimento da loja e objetivos da administração.
Motive: Indique palestras gratuitas sobre o varejo e tendências da moda a seus funcionários. Mostre que a busca por informação e atualização fazem a diferença.
Lidere: Com sabedoria, ouvindo seus funcionários e buscando melhorias.
Controle da loja de roupas
Defina os padrões que sua loja de roupas seguirá em vendas, recepção e serviços.
Monitore e avalie o desempenho dos seus funcionários e serviços: Avalie o interesse de alguns por melhorias e o recompense com promoção de cargo.
Ação corretiva: o objetivo maior de planos e avaliação é levantar correções para qualificação e melhoria, sempre.
Antes de começar a oferecer seus produtos legalize seu estabelecimento, procure a junta comercial do Estado ou o cartório de registro de pessoa jurídica, você poderá consultar antes o site da Junta Comercial e relacionar os documentos que serão necessários levar. Passado pela Junta Comercial, você recebera o NIRE (numero de identificação do registro de empresa) com NIRE será possível tirar o CNPJ feito pelo site da Receita Federal. Depois do seu CNPJ cadastrado procure a prefeitura para receber o Alvará de funcionamento. Procure também a Secretaria Estadual da fazenda para obter a inscrição Estadual do Estabelecimento, logo após, virá à inscrição do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) depois cadastro na Previdência Social e por fim o aparato fiscal para impressão das notas fiscais de mercadorias da loja, você poderá obtê-lo na prefeitura. Tudo em ordem e legalizado, a loja está pronta para abrir as portas.
Divulgue sua loja com entrega de folders/panfletos pela região, sinais de trânsito e demais pontos interessantes (se possível contrate promotores simpáticos para desenvolver esta ação). Válido também, serviço de som, internet e rádio. No dia da inauguração realize boas vindas com promoções.
Abrindo as portas
Mantenha sua loja de roupas sempre atualizada com as tendências do mercado. Para isso, busque por palestras gratuitas de varejo, qualidade do produto, serviços, tendências e vitrine.
Deixe disponível na loja para seus clientes uma caixa de sugestão para melhoria dos serviços.
Conheça o perfil de sua clientela, você pode realizar um cadastro de clientes mais abrangente com respostas opcionais com o intuito de saber um pouco mais sobre suas preferências, ou pode realizar pesquisa de satisfação. Depois, levante dados, como hábitos, gostos e tendências dos mesmos e apresente as novidades do mercado a sua clientela.
Realize reuniões interativas com seus vendedores uma vez por mês. Assim você humaniza sua administração dando espaço aos envolvidos para apresentar sugestões, praticidades e até correção.
Saiba que para ser referência no mercado é necessário ter perseverança e envolvimento.
Além de serem um item necessário a apresentação pessoal, as roupas possuem diferentes atrativos, tais como moda, reverência de estilos, estações climáticas, criatividade e variedades de produtos. Esse conjunto torna rentável montar uma loja de roupas. Por estas e outras referências, lojas, magazines e boutiques vêm se consolidando cada vez mais na economia do mercado varejista e gerando casos de sucesso empreendedor.
Perfil do lojista
Você se vê dinâmico e sempre desperta o interesse por variações e tendências da moda, visto que ainda possui um bom dinheiro para INVESTIR em um negócio? Se sua resposta foi sim, o primeiro passo já foi dado que é o seu “interesse e envolvimento” estes servirão como engrenagem as demais ações. Além disso é importante você conhecer o seu perfil empresarial.
Agora dê o próximo passo, vá à busca do seu posicionamento de referência no mercado lojista, para isto se alie a um bom plano de negócios e planejamento de gestão. Este artigo traz alguns detalhes de um bom planejamento. Caso você não tenha experiência e precise de um material para lhe ajudar, visite o SEBRAE de sua cidade.
Primeiras diretrizes:
Para consolidar sua idéias, antes de avaliar o mercado de concorrência, você pode levantar dados necessários do seu ponto lojista, como; O local é de fácil acesso? Há boa urbanização? Há segurança? Há movimentação de público? Existem outros lojistas no bairro?
Caso existam outros lojistas no bairro, avalie a concorrência; Procure excelência nos serviços, qualidade dos produtos ofertados, estrutura da loja, decoração, plano de relacionamento com os clientes, promoção, brindes e entre outras.
Com o resultado da pesquisa de concorrência em mãos, localize as falhas e diante destas, estruture ações que sua loja de roupas poderá suprir a carência da clientela.
Antes de começar a criar ações para o plano de serviços diferenciados da sua loja de roupas, levante dados da clientela como, poder aquisitivo se classe A, B ou C, só depois escolha o segmento lojista que mais convém ao seu público alvo.
O segmento lojista de roupas varia: lojas de roupas femininas, infantis e masculinas; lojas onde são oferecidas roupas e acessórios de marcas variadas (cabe a uma classe B em diante) Boutique com roupas de marcas exclusivas (cabe a uma classe A), lojas esportivas (cabe a bairros que possuam várias academias ou estrutura urbana que permita acesso a prática de atividades esportivas), lojas de moda íntima, dentre outros que cabem a sua atenção como empreendedor.
Escolhido o segmento lojista adequado, comece a criar seu plano de serviços diferenciados:
No seu plano de serviços diferenciados para montar a loja de roupas deve ser considerado:
Estrutura com áreas adequadas para; vendas – espaço de exposição do produto, caixa, empacotamento e entrega. Área de Estoque, escritório, vestiário e banheiro.
Decoração da loja de roupas desde móveis, pintura, iluminação, revestimento, tudo que influa uma comunicação visual adequada ao objetivo da sua loja.
Recrute pessoal qualificado – procure neles habilidades como, capacidade de identificar o perfil e necessidade do cliente, saber ouvir e atender bem os clientes, paciência, poder de negociação, equilíbrio emocional, presteza e agilidade e entre outras.
Ofereça promoção nas peças a cada final de coleção
A cada coleção nova ofereça brindes da loja no alcance de um valor determinado em compras.
Criação de cadastro de clientes, este chega a ser muito útil, por proporcionar maior conhecimento dos mesmos, em hábitos, gostos e tendências. Fica mais fácil em saber quais novidades agradará a maior parte dos clientes.
Facilidade em formas de pagamento
Seja Ético com seus clientes , conheça seus parâmetros como empresário.
Segurança e higiene do local. E entre outras ações que você achar necessário.
Você já possui análise de concorrência e seu plano de serviços diferenciados, agora cabe levantar o INVESTIMENTO em financeiro.
Aspectos financeiros da loja de roupas
Do financeiro, dar-se o ponto primordial que é passar do papel para idealização do negócio. Neste será necessário, destrinchar todos os custos essenciais como; pessoas, fornecedor, produtos e demais.
Liste alguns materiais que você deverá comprar para a estrutura da loja de roupas que são: Balcão de atendimento, araras, espelhos, provadores, prateleiras e estantes, telefone, fax, computadores, EFC- emissor de CUPOM fiscal, móveis de escritório- cadeira, mesa e arquivo.
Uma dica: Caso você possua concorrência na sua localidade? Não cometa o risco de calcular o preço de venda da mercadoria a partir dos custos e não chegar a um valor competitivo em relação aos concorrentes. Você pode fazer o contrário, comece a partir do preço de vendas praticado na sua concorrência, identifique seus custos e calcule seus lucros. Se o lucro obtido a partir dos preços da concorrência não for satisfatório? Sua loja deverá diminuir os custos.
Este tópico equivale a mais detalhes como, capital de giro mais faturamento, para maiores abrangências, você poderá adquiri-las com um plano de negócios completo.
Planejamento para montar a loja de roupas
Defina sua missão – O que você almeja como referência ao montar sua loja de roupas que desperte interesse da clientela?
Formule objetivos: Com quais ações em serviços ou qualidade, você poderá alcançar sua missão?
Defina os planos para alcance: onde você poderá buscar mobilização para realizar estas ações, desde: pessoas, tecnologia, serviços terceirizados, produtos qualificados e entre outros.
Programe as atividades: dias, horários, prazos e metas
Organização da loja de roupas
Divida o trabalho: direção, gerência, caixa, vendas, estoque, limpeza, segurança e outros se necessário.
Designe as atividades: em horários, metas, dedicação e prazo.
Agrupe as atividades em setores e cargos: assim, você terá uma visão melhor para estruturar os funcionários em escalas e folgas. Válido, para loja que cumpre serviço de shopping ou turístico.
Definir autoridades e responsabilidade: essencial para agilidade e presteza nos serviços.
Direção da loja de roupas
Designar as pessoas: em cargos por qualificação e habilidades.
Coordenar os esforços: Manter seus funcionários integrados e dedicados as suas funções.
Comunicar: Mantenha seus funcionários atualizados com mercado de tendências e perfil da sua empresa. É importante eles terem a exatidão do seguimento da loja e objetivos da administração.
Motive: Indique palestras gratuitas sobre o varejo e tendências da moda a seus funcionários. Mostre que a busca por informação e atualização fazem a diferença.
Lidere: Com sabedoria, ouvindo seus funcionários e buscando melhorias.
Controle da loja de roupas
Defina os padrões que sua loja de roupas seguirá em vendas, recepção e serviços.
Monitore e avalie o desempenho dos seus funcionários e serviços: Avalie o interesse de alguns por melhorias e o recompense com promoção de cargo.
Ação corretiva: o objetivo maior de planos e avaliação é levantar correções para qualificação e melhoria, sempre.
Antes de começar a oferecer seus produtos legalize seu estabelecimento, procure a junta comercial do Estado ou o cartório de registro de pessoa jurídica, você poderá consultar antes o site da Junta Comercial e relacionar os documentos que serão necessários levar. Passado pela Junta Comercial, você recebera o NIRE (numero de identificação do registro de empresa) com NIRE será possível tirar o CNPJ feito pelo site da Receita Federal. Depois do seu CNPJ cadastrado procure a prefeitura para receber o Alvará de funcionamento. Procure também a Secretaria Estadual da fazenda para obter a inscrição Estadual do Estabelecimento, logo após, virá à inscrição do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) depois cadastro na Previdência Social e por fim o aparato fiscal para impressão das notas fiscais de mercadorias da loja, você poderá obtê-lo na prefeitura. Tudo em ordem e legalizado, a loja está pronta para abrir as portas.
Divulgue sua loja com entrega de folders/panfletos pela região, sinais de trânsito e demais pontos interessantes (se possível contrate promotores simpáticos para desenvolver esta ação). Válido também, serviço de som, internet e rádio. No dia da inauguração realize boas vindas com promoções.
Abrindo as portas
Mantenha sua loja de roupas sempre atualizada com as tendências do mercado. Para isso, busque por palestras gratuitas de varejo, qualidade do produto, serviços, tendências e vitrine.
Deixe disponível na loja para seus clientes uma caixa de sugestão para melhoria dos serviços.
Conheça o perfil de sua clientela, você pode realizar um cadastro de clientes mais abrangente com respostas opcionais com o intuito de saber um pouco mais sobre suas preferências, ou pode realizar pesquisa de satisfação. Depois, levante dados, como hábitos, gostos e tendências dos mesmos e apresente as novidades do mercado a sua clientela.
Realize reuniões interativas com seus vendedores uma vez por mês. Assim você humaniza sua administração dando espaço aos envolvidos para apresentar sugestões, praticidades e até correção.
Saiba que para ser referência no mercado é necessário ter perseverança e envolvimento.
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